Imagens compartilhadas pelas redes sociais mostram um paciente recebendo atendimento no chão do Hospital de Urgência de Teresina. Pelas fotos é possível ver enfermeiros fazendo o procedimento no idoso que está deitado apenas sobre um lençol. Segundo um funcionário, que preferiu não se identificar, o atendimento foi realizado no chão porque faltam macas no hospital.
O G1 entrou em contato com a direção do Hospital de Urgência de Teresina e foi informado através da assessoria de imprensa que o estado de saúde do paciente mostrado nas imagens é estável e que ele já foi encaminhado para a enfermaria do hospital.
Esta não é a primeira vez que imagens mostrando a precariedade de atendimento no HUT vão parar na internet. Em janeiro deste ano, fotos de médicos fazendo cirurgia com auxílio da lanterna de aparelhos celulares foram parar nas redes sociais. Na ocasião o hospital ficou sem energia elétrica e segundo a direção do hospital um dos quatro geradores deixou de funcionar após uma forte chuva.
Nas últimas semanas a situação no maior hospital público de urgência de Teresina tem se agravado. Enfermeiros e técnicos em enfermagem estão há seis dias em greve e apenas cirurgias de emergência são realizadas. A unidade passará por uma reforma e a capacidade de atendimento será reduzida.
O G1 também tentou contato com o presidente da Fundação Hospitalar, Aderivaldo Andrade, mas de acordo com sua assessoria de imprensa, ele estava em reunião e não poderia comentar sobre o caso.