Publicada em 02 de Maio de 2012 �s 16h46
A liberação R$ 234 milhões anunciado pela presidenta Dilma Roussef destinado a projetos de mobilidade urbana em Teresina vai melhorar o trânsito e dar mais qualidade de vida para os moradores da capital piauiense. A Companhia Metropolitana de Transportes de Teresina (CMTP) já esperava a verba e vai ser uma das beneficiadas pelo programa PAC Mobilidade Grandes Cidades.
Parte do dinheiro do programa deve ir para a reforma e ampliação da linha de metrô em Teresina. Pelo projeto da CMTP, será feito o alongamento da linha Estação Dirceu II até o Terminal Rodoviário Petrônio Portela, aumentando a malha ferroviária urbana em 17,1 quilômetros. “Vamos levar o metrô aonde mora a população. A idéia é desafogar o trânsito e diminuir o fluxo de veículos, vamos começar por essa região que tem um grande número de habitantes”, explica Antônio Sobral, diretor da Companhia.
Pelo projeto o metrô (VLT) piauiense ganhará cinco novos trens e será duplicado, isso vai melhorar o fluxo de passageiros e o trânsito dos trens que vão circular em dois sentidos, diminuindo o tempo de viagem e de espera dos passageiros que vão para o centro e que retornam para os bairros atendidos.
Serão investidos R$32 bilhões no país. Além de Teresina, cinqüenta e um municípios vão receber o recurso do Programa de Aceleração do Crescimento. Segundo informações do Governo Federal, as obras de infraestrutura vão qualificar, ampliar e elevar a capacidade dos sistemas de transporte em 18 estados, beneficiando mais de 53 milhões pessoas.