Publicada em 01 de Setembro de 2013 �s 22h14
E se a historia de um povo estivesse ligada à vida de um homem? E se esse homem fosse o patriarca de grande parte das famílias do Piauí? Quem esteve em Paulistana, neste domingo (01), descobriu que a formação das famílias piauienses está ligada à vida de um grande homem, Valério Coelho Rodrigues, um dos colonizadores e desbravadores do sertão nordestino. E foi na cidade que recebeu o nome de sua fazenda, Paulistana, que ele resolveu viver há quase 300 anos.
O evento começou com uma missa em frente à igreja de Nossa Senhora dos Humildes para milhares de pessoas. O culto foi apresentado pelo bispo Dom Augusto Rocha. Em seguida, uma solenidade marcou a criação do selo comemorativo dos Correios "Valério Coelho: Patriarca do Sertão".
O Decreto 15311/19, de agosto de 2013, criou a Ordem Estadual Valério Rodrigues. Na ocasião, dezenas de piauienses foram homenageados com medalhas da nova outorga.
O governador Wilson Martins, que faz parte da árvore genealógica de Valério Coelho, explicou que o encontro é um marco na história e que só agora foi corrigida a injustiça de não se comemorar a data. "Ana Rodrigues de Santana é o tronco da descendência da maioria das famílias do semiárido do Piauí; surgiram as famílias Mendes, Martins, Maia, Rodrigues, Sousa, Ribeiro Gonçalves, de todos esses nomes que são comuns nos registros das famílias. Todos os caminhos desbravados por Valério Coelho e seus tropeiros tenho o prazer de afirmar que são as estradas asfaltadas que passamos hoje", afirmou.
Já o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, explicou que a família dos Coelhos, de Petrolina, tem o seu laço com o Piauí, falou da história de sua avó que sempre deixou claro a história do seu povo de Paulistana. "A gente sabia desde pequeno que a família Coelho de Petrolina não tinha a mesma descendência com os Duartes Coelho; a gente sabia desde pequeno que nossas origens eram ligadas ao Piauí. Estou muito feliz, saio daqui carregado pela missão de trabalhar pelo Brasil, pelo Nordeste e ampliar a nossas parcerias para promover o desenvolvimento econômico e social deste estado querido que é o Piauí", comentou.
A data de 1 de Setembro passa a ser no Piauí o dia de comemoração do nascimento de um dos homens mais importantes para a colonização do Piauí e do sertão nordestino.