Ao todo, 39 pessoas foram presas no Piauí durante a sétima fase da Operação Tamoio, realizada de 15 a 21 de outubro pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). A ação apreendeu 88.500 maços de cigarros, R$ 74.250 em dinheiro e 172 veículos.
"Aqui no Piauí, a PRF focou suas ações no combate ao crime de fraude veicular, porém muitas ações diversas resultaram na prisão de pessoas ao longo das rodovias piauienses", destacou o inspetor Alexandro Lima, da PRF.
Foram 39 pessoas presas por diversos crimes, dentre eles estão: 2 pessoas detidas por tráfico de drogas, uma pessoa por contrabando, 2 pessoas por porte ilegal de arma de fogo, 5 pessoas por porte de drogas para consumo, 1 pessoa por lavagem de dinheiro e cumprido 3 mandados de prisão. Além disso, 13 pessoas foram presas por dirigir sob o efeito de álcool e 5 pessoas por crime ambiental.
Durante a ação, foram recuperados seis veículos e apreendidos também: 14 unidades de anfetaminas (rebites), 33,47 m³ de madeira ilegal, 37 quilos de maconha e um revólver calibre 38 com 11 munições.
"Dentre as quantias apresentadas a PRF totaliza quase meio milhão de reais de prejuízo ao crime organizado durante o período da operação. Foram fiscalizados 6.837 veículos e 6.382 pessoas durante toda a ação, que contou com 320 policiais", disse o inspetor.
O nome da operação, Tamoio, vem do Tupi Guarani TAMUÍA, que significa o avô, o antepassado. A Confederação dos Tamoios foi uma aliança de tribos indígenas firmada com o objetivo de combater os portugueses e outras tribos que os apoiavam. A referência é em relação à aliança dos grupos especializados da PRF unidos nessa operação.