A Polícia Civil realizou nesta terça-feira (13) a Operação Draco 43, contra suspeitos de integrarem uma facção criminosa no Piauí. Entre os presos está um homem identificado apenas pelo apelido, "Neurótico", que já teve o pai e o irmão assassinados por envolvimento em ações criminosas.
A Operação está sendo realizada pelo Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas da Polícia Civil do Piauí (Draco), para cumprimento de 11 mandados de busca e apreensão em Teresina e Altos.
Ao todo, seis pessoas foram conduzidas à sede do Draco, por posse ilegal de arma de fogo e associação criminosa. Os mandados foram cumpridos em Teresina, na Zona Norte, e na cidade de Altos, vizinha à capital.
O coordenador do Departamento, delegado Charles Pessoa, destacou que esta é mais uma ação "de rotina" para combater a atuação de facções criminosas na capital.
"Essa ação de hoje parece até rotina e na verdade é, é mais uma ação de combate a células de facções criminosas, causando desconforto à sociedade, atendendo a diretrizes da Secretaria de Segurança Pública e Delegacia Geral", informou.
Ele destacou a prisão do homem identificado apenas pelo apelido "Neurótico", que teria papel de liderança de um dos "braços" de uma facção, atuando como chefe de disciplina dos membros do grupo.
Conforme o delegado, toda a família do suspeito já teve participação em crimes, incluindo a mãe, que já foi presa por tráfico. O pai e o irmão foram mortos na casa onde a família morava, em Altos, por envolvimento em ações criminosas.