Publicada em 02 de Abril de 2015 �s 08h50
A Secretaria Estadual de Justiça (Sejus) deu início, nessa terça-feira (31), à Operação Páscoa Segura, nas principais unidades penitenciárias do Piauí. A ação preventiva visa abortar possíveis fugas, bem como a entrada de equipamentos, tais como celulares, armas e entorpecentes, para os detentos. A operação segue até o próximo domingo (5), nas penitenciárias de Parnaíba, Esperantina, Irmão Guido e Casa de Custódia.
De acordo com Fagner Martins, diretor do Setor de Administração Penitenciária da Sejus, na tarde desta quarta-feira (1º) foram apreendidos 30 aparelhos celulares na Penitenciária Irmão Guido que estavam escondidos em embalagens de macarrão instantâneo.
Na terça-feira (31), no presídio de Esperantina, foram encontrados 93 pedaços de ferro que seriam transformados em armas artesanais, 4 baterias de celulares, 2 celulares e 4 cachimbos artesanais para uso de crack.
“Estamos intensificando as vistorias nas penitenciárias, tanto junto às celas, como em relação às visitas, o que tem possibilitado a interceptação de equipamentos diversos que poderiam facilitar a fuga de detentos. A orientação da Secretaria é para que os agentes fiquem ainda mais atentos durante o período da Semana Santa, que devido ao feriado acaba criando uma ansiedade entre os detentos”, explica Fagner Martins.
Além de intensificar a realização de vistorias nas penitenciárias, a Secretaria de Justiça também está adquirindo novos equipamentos de segurança para as unidades prisionais. Na próxima segunda-feira (6), o secretário estadual de Justiça, Daniel Oliveira, entregará seis novos equipamentos detectores de metais, para atender às penitenciárias de Esperantina, Irmão Guido, Casa de Custódia, São Raimundo Nonato, Picos e equipe de vistoria da secretaria.
Nas últimas duas semanas, a equipe de inteligência da Secretaria de Justiça conseguiu impedir quatro tentativas de fuga em penitenciárias do Estado. “Estamos trabalhando em todas as frentes, desde ação especial na área de inteligência, à realização de projetos de ampliação e reforço da estrutura penitenciária do Estado”, conclui o secretário Daniel Oliveira.