A Polícia Federal deflagrou em Teresina, nesta quinta-feira (11), a Operação Chassifá (revelação, em hebraico) para desarticular um esquema criminoso especializado na falsificação de identidades para obtenção de empréstimos em nome de terceiros. Foram identificados mais de 200 envolvidos.
Pela operação, policiais federais cumpriram mandado judicial de busca e apreensão em Teresina, expedido pelo Juízo da 3ª Vara Federal da capital.
"As apurações indicaram que os fraudadores recrutavam pessoas para se fazerem passar por outras mediante pagamento. Ao concordar em participar do esquema criminoso, a pessoa recrutada enviava uma foto sua no formato 3x4 para que fosse utilizada na montagem do documento pelo falsificador", informou a PF em nota.
Até o momento, conforme as investigações, foi reconhecida a participação de mais de 200 pessoas, que posteriormente serão identificadas e responsabilizadas criminalmente. Durante as buscas, foram apreendidos aparelhos eletroeletrônicos, documentos, cartões e materiais destinado às falsificações.
Os investigados poderão responder pelos crimes de estelionato majorado, falsidade ideológica e uso de documento falso.