Publicada em 31 de Maio de 2013 �s 09h14
Milhares de alunos estão vivendo uma nova realidade no Piauí. O transporte escolar está cada vez mais ao alcance de todos. Somente este ano, o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), já entregou 47 novos ônibus para garantir o acesso com conforto e segurança aos alunos da rede pública piauiense.
Estudantes como Ruthiele Stefany (Teresina), Maria Tilete Santos e Wesley Martins (Baixa Grande do Ribeiro) e muitos outros já foram beneficiados com a iniciativa. Todos eles contam com um veículo que possui capacidade para transportar 55 alunos, equipados com estação elevatória para garantir o direito à acessibilidade.
“Depois do ônibus muita coisa melhorou. Não precisei mais gastar com transporte coletivo e também não preciso mais sair de casa faltando muito tempo para o horário da escola, pois eu sei que o ônibus virá me buscar”, diz Ruthiele, que mora no bairro Alto da Ressurreição e estuda no Centro Estadual de Educação Profissional – Ceep Júlia Nunes, localizado no bairro Dirceu Arcoverde, zona Sudeste de Teresina.
Os ônibus foram adquiridos através do Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar (Peate). Cada um custou aproximadamente R$ 250.500. Para estender esse benefício de Norte a Sul do Piauí, o Governo está investindo cerca de R$ 48 milhões na nova frota.
Interior
Duzentos e um municípios aderiram ao Peate este ano e todos serão contemplados com os veículos e com recursos para manutenção. Os que não fizeram a adesão, como Cabeceiras, na região Norte do Estado, estão recebendo um repasse mensal do Governo do Piauí para ser empregado no transporte dos alunos.
No Sudoeste piauiense, mais precisamente no município de Baixa Grande do Ribeiro, quem tinha que fazer o percurso de 38 km de casa até a escola de moto ou carona, como a dona de casa Maria Tilete Santos, agradece a oportunidade. “Estudar era um sofrimento. Tinha a chuva, o frio e o medo de sair de casa à noite de moto. Agora eu vou pra escola tranqüila, o ônibus novo vem me pegar e deixar com segurança”, comemora.
De acordo com o governador Wilson Martins, investir na educação é uma forma de garantir o desenvolvimento do Estado. “Temos que apostar naquilo que é pilar fundamental para o desenvolvimento do Piauí, se não fizermos isso ele não vai progredir. A educação é o nosso principal pilar de desenvolvimento”, ressalta.
Municípios como Palmeirais, Jardim do Mulato, São Pedro, Angical, Água Branca, Santo Antônio dos Milagres, Amarante e São Gonçalo do Piauí já receberam os veículos e hoje transportam os alunos com mais conforto e segurança.
Para o secretário estadual da Educação, Átila Lira, proporcionar melhorias no ensino na rede pública é uma das metas que o Governo vem cumprindo. "É uma preocupação do Governo do Piauí garantir a universalização do Transporte Escolar de maneira justa e igualitária. Nós fazemos a nossa parte sem medir esforços para melhorar a qualidade da educação do nosso Estado”, conclui.
Mais ônibus
Nesta sexta-feira (31), o governador entrega mais ônibus a sete municípios do Norte do Estado. Dessa vez, Caxingó, São José do Divino, Muricí dos Portelas, Buriti dos Lopes, Cocal, Ilha Grande e Luís Correia recebem os novos transportes.
Desde o final do mês de abril, o governador Wilson Martins deu início ao processo de entrega dos ônibus escolares aos municípios piauienses, tanto no Norte, quanto no Sul do Estado. Na próxima terça-feira (4), mais dezesseis municípios receberão o transporte. A solenidade de entrega será realizada na Escola Estadual do Residencial Jacinta Andrade, a partir das 10 horas.