Um ônibus escolar foi apreendido nesta segunda-feira (9) na cidade de Gilbués, a 774 km ao Sul de Teresina. Durante a vistoria, o veículo apresentou uma série de irregularidades, como transportar crianças sem o cinto de segurança. A ação faz parte a Operação Volta às Aulas 2020 deflagrada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Segundo a PRF, diversos veículos foram abordados durante a ação feita na cidade de Gilbués. O ônibus apreendido apresentou diversas irregularidades, como estar indevidamente licenciado, com excesso de lotação, crianças estavam sem o cinto de segurança, o pára-brisa estava danificado e o condutor não possuía o Curso Especializado para Transporte Escolar (CETE).
O G1 procurou a Prefeitura de Gilbués para comentar sobre as irregularidades do veículo apreendido, mas ninguém foi encontrado.
No Piauí, a fiscalização iniciou nesta segunda-feira com foco na verificação dos equipamentos obrigatórios e uso do cinto de segurança, excesso de lotação, condições dos pneus, uso correto do cronotacógrafo e toda a documentação do veículo e do condutor.
"As fiscalizações mobilizaram todas as unidades operacionais de Norte a Sul do estado, em todas as rodovias federais piauienses. A ação tem como objetivo principal garantir que crianças e adolescentes utilizem um transporte escolar de qualidade, proporcionando segurança de acordo com a legislação de trânsito", explicou o inspetor Alexsandro Lima, da PRF.