Publicada em 12 de Setembro de 2015 �s 15h00
Jovens e pessoas da terceira idade estão tendo a oportunidade de aprender artesanato em madeira e música durante o 8º Festival de Rabecas de Bom Jesus. As oficinas, realizadas durante o evento, serão encerradas hoje (12) com exposição de peças esculpidas por adolescentes da cidade de Currais, e apresentação de canto e percussão com senhoras da terceira de idade, de Bom Jesus. O resultado das oficinas será apresentado a partir das 17h, na praça da Catedral.
Mestre Humberto, escultor desde os 15 anos de idade, ministrou a oficina de escultura em madeira para 13 adolescentes na cidade de Currais, a 8km de Bom Jesus. O artesão aprendeu o ofício com a mãe e hoje, além de ministrar oficinas, também já expôs suas peças em várias capitais do Brasil.
“Hoje em dia eu faço uma peça em uma hora, foi a oportunidade que eu tive de ganhar a vida através da arte. Sempre tento aprimorar meu trabalho e já consegui expor as peças em Belo Horizonte, Recife, Bahia, Fortaleza e Belém”, conta Mestre Humberto.
A oficina de música intergeracional, ministrada por Vando do Trombone, une adultos e senhoras da terceira idade com aulas de canto, percussão e conhecimento de ritmos. O resultado de 4 dias de aprendizado será mostrado em apresentação no encerramento do festival, a partir das 20h30 no palco Mestre Joaquim Carlota.
“Nós trabalhamos com elas no primeiro dia só com uma conversa, para entender como pensam, depois passamos para o aprendizado de manutenção de instrumentos e dinâmicas de apresentação de ritmos e voz”, diz o professor Vando do Trombone.
O 8º Festival de Rabecas se encerra hoje com apresentação da Orquestra de Rabecas de Bom Jesus e dos mestres rabequeiros, acompanhados do Trio Gavião e Pâmela dos teclados. Ainda passarão pelo palco principal Xico Barroso, Valdo e Felipe, Pressão Total, Dj Brytho. A cantora Elba Ramalho faz o grande show de encerramento.