Publicada em 12 de Maio de 2012 �s 08h42
O crescimento da frota de veículos no município de Teresina trouxe para o trânsito da cidade problemas de congestionamentos em muitos pontos da capital. Por esse motivo, a Prefeitura de Teresina, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), tem realizado muitas obras nos pontos críticos de circulação de veículos em diversos bairros da cidade.
De acordo com a superintendente da Strans, Alzenir Porto, as obras nas vias públicas melhoram a circulação de veículos, ciclistas e pedestres em pontos específicos da cidade e contribuem bastante para a redução de congestionamentos e de acidentes. "Alguns pontos de cruzamento construídos há muitos anos já estavam saturados e não suportavam mais a grande quantidade de veículos circulando no local, por isso foram realizadas algumas intervenções com o intuito dar maior fluidez ao tráfego", acrescentou.
A superintendente ressalta que entre os pontos identificados como de grande conflito no trânsito estava o Balão da Tabuleta, um dos principais corredores de tráfego da zona Sul e por onde passam caminhões pesados. "Antes, os congestionamentos aconteciam no Balão da Tabuleta somente nos horários de pico, mas nos últimos meses esse era um problema constante durante todo o dia. Falo por experiência própria, pois moro na zona Sul e passo pelo local todos os dias", relatou.
Preocupados com essa situação, os engenheiros da Strans elaboraram um projeto e iniciaram a intervenção na área de conflito para resolver o problema, pelos menos, pelos próximos dez anos. "Para realizar a intervenção no Balão da Tabuleta foi necessária a elaboração de um projeto de circulação viária segura, que pudesse atender aos veículos, aos pedestres e aos ciclistas. A partir daí começamos a realizar as obras no local", complementou.
Para organizar o fluxo e garantir a segurança dos trabalhadores foram instalados semáforos na área do Balão da Tabuleta. "Entre as mudanças realizadas no local está a proibição da conversão à esquerda. Cada vez que um grande caminhão ia fazer a conversão causava um grande transtorno para todos os veículos. Assim estamos evitando os congestionamentos na área", explicou.
No que diz respeito às obras de engenharia, o diretor de Trânsito da Strans, Douglas Monteiro, explica que foram implantadas alças de acesso livre e retornos para que os condutores tenham outras opções de tráfego. "Nos canteiros centrais os espaços foram aproveitados para o trânsito de pedestres e ciclistas. Assim essas pessoas estarão mais seguras na hora da travessia", informou.
Além da transformação do Balão da Tabuleta, foi realizado um trabalho de recapeamento asfáltico nas vias perpendiculares à Avenida Barão de Gurguéia. Com isso os condutores podem trafegar nessas vias alternativas. "Esse recapeamento facilita o acesso à área e reduz enormemente o fluxo de carros no cruzamento", explicou.