Publicada em 29 de Setembro de 2013 �s 10h13
As obras da barragem Atalaia, que o Governo do Estado está construindo na localidade Barra do Rio, na divisa dos municípios de Corrente, Parnaguá e Sebastião Barros, a mais de 900 quilômetros de Teresina, deverão ficar prontas em pouco tempo. O sangradouro, uma das últimas etapas da construção, já foi iniciado.
Atalaia barra dois rios, Paraim e Corrente, e o riacho Riachão. Pronta, seu lago terá capacidade para armazenar mais de 211 milhões de metros cúbicos de água. Nas obras o governo está investindo cerca de R$ 67 milhões, recursos do Programa de Aceleração do Crescimento(PAC).
A parede da barragem, que já está pronta, em 2,6 mil metros de comprimento e 20 metros de altura. O lago também será utilizado para o desenvolvimento de programas de piscicultura e em projetos de irrigação incentivados pelo próprio governo.
Para o pecuarista Hélio Paranaguá, um dos maiores criadores de gado Nelore do Piauí e que tem fazendas na região, a barragem vai impedir a morte de animais em períodos de seca. Na região, segundo ele, os criadores já perderam muito gado em períodos de seca, problema que considera resolvido com a construção de Atalaia.