Os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e da Rússia, Vladimir Putin, concordaram com a necessidade de uma transição política liderada pela Síria que inclua negociações mediadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), durante conversas que tiveram durante a cúpula do G20 neste domingo (15), informou uma autoridade da Casa Branca.
Em conversa de 35 minutos nos bastidores da reunião do G20 na Turquia, os dois líderes discutiram os esforços para encontrar uma solução para o conflito, algo que se tornou mais proeminente por conta dos ataques em Paris na sexta, que deixaram 129 mortos.
"O presidente Obama e o presidente Putin concordaram com a necessidade de uma transição política liderada e de propriedade da Síria, que será realizada por meio de negociações mediadas pela ONU entre a oposição síria e o regime sírio, assim como de um cessar-fogo", disse a autoridade.
Obama elogiou os esforços de todos os países para combater o Estado Islâmico, notando a importância dos esforços militares russos na Síria focados no enfrentamento desse grupo, acrescentou a autoridade.