Publicada em 02 de Fevereiro de 2015 �s 17h00
A Polícia Civil do Piauí divulgou nesta segunda-feira (2) o Relatório de Indicadores de Violência relativo ao mês de janeiro de 2015 na cidade de Teresina. Os dados da Polícia Civil mostram queda no número de homicídios. Enquanto dezembro de 2014 o número de homicídios dolosos foi de 46, enquanto no primeiro mês deste ano foram registrados 26 casos, uma queda de 44% em apenas um mês. Em janeiro de 2014 o número de homicídios dolosos chegou a 40 ocorrências.
Também houve redução no número de ocorrências de furtos neste primeiro mês do ano, onde foram contabilizadas 917 ocorrências em relação a dezembro de 2014 que registrou 1002 ocorrências.
Em relação ao furto de veículos houve diminuição de ocorrências, visto que em dezembro/2014 foram 73 furtos a veículos e janeiro/2015 a quantidade caiu para 55 furtos registrados pela Polinter. O mesmo ocorreu com os roubos de veículos, 336 em dezembro/2014 e 287 em janeiro/2015.
De acordo com o Delegado Geral, Riedel Batista, as reduções se devem a toda uma reestruturação feita na Polícia Civil desde o início do ano, onde policiais que estavam em setores diversos foram colocados em sua atividade fim, de investigação, além da adequação e mudanças de efetivo em regiões de maior ocorrência de crimes, dando suporte em distritos e delegacias especializadas.
“O papel dos órgãos de segurança está sendo cumprido e mais metas serão atingidas, contudo precisamos de uma integração total dos sistemas e entidades da sociedade para que os resultados sejam maiores, e é claro, a família deve ser à base de tudo e orientadora, principalmente, de crianças, jovens e adolescentes, para que se tornem cidadãos e não caiam na marginalidade”, destaca o delegado.