O Núcleo de Concursos da Universidade Estadual do Piauí (Nucepe) alterou o resultado da prova objetiva do concurso do Corpo de Bombeiros. Com a decisão, candidatos inscritos nas cotas raciais que possuem nota superior à nota de corte da ampla concorrência deixarão a posição e abrirão vagas para os candidatos que obtiveram notas inferiores.
A ação se deu após a promotora Myriam Lago, da 49ª Promotoria de Justiça de Teresina, apontar que alguns candidatos aprovados nas cotas raciais possuíam nota superior à nota de corte da ampla concorrência.
Ela pontuou que, desse modo, os candidatos originalmente cotistas deveriam sair das cotas raciais e competir pela ampla concorrência, deixando as vagas decorrentes de cotas raciais para candidatos com nota inferior, para competir juntamente aos candidatos às vagas da ampla concorrência.
No resultado final, a nota de corte da ampla concorrência feminina foi de 59 pontos e a da ampla concorrência masculina foi 49 pontos. A nota de corte das cotas raciais ficou em 48 pontos para o gênero feminino e 50 pontos para o masculino.
Concurso
O concurso do Corpo de Bombeiros do Piauí ofereceu 400 vagas, sendo 200 vagas de provimento imediato e as outras 200 com previsão para chamamento em 2024.