A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) vai fechar o cruzamento da Rua Saba Said com a Avenida Dom Severino, na Zona Leste de Teresina, na próxima semana. O objetivo é finalizar a sinalização que vai permitir o funcionamento do novo binário da região.
Adotado como uma das soluções para garantir maior fluidez ao tráfego, o binário é um sistema que consiste em transformar vias paralelas de mão dupla em ruas com um único sentido. Em Teresina, a Strans implantou, recentemente, três sistemas na Zona Leste da cidade e está trabalhando em mais dois.
O novo binário da Zona Leste entra em operação na próxima semana sendo composto pelas Ruas Saba Said e Professor Madeira, como mais uma opção para desafogar o trânsito das grandes avenidas. Com a mudança, a Rua Saba Said ficará sentido único Norte/Sul. Já na Rua Professor Madeira, a circulação de veículos ficará no sentido Sul/Norte.
Quem estiver nas ruas Saba Said ou Professor Madeira poderá realizar conversão à esquerda, seguir em frente ou realizar conversão à direita. Já na Avenida Dom Severino, os motoristas poderão apenas seguir em frente ou dobrar à direita, conforme sinalização no local. “Com estas medidas, a Avenida Dom Severino terá maior fluidez no trânsito, tornando-se mais cômoda para o deslocamento entre as zonas Leste e Norte”, explicou o superintendente Municipal de Transportes e Trânsito, Carlos Daniel. As rotatórias das ruas Saba Said e Professor Madeira com a Avenida Dom Severino estão sendo transformadas em cruzamentos com semáforos.
Especialistas na área de trânsito informam que a implantação de binários é uma alternativa que virou tendência nas grandes cidades para organizar o trânsito. Atualmente, a Strans está concluindo o binário nas ruas Fernando Pires Leal com Noronha Almeida, no bairro São João, e vai implantar outro na Rua Magalhães Filho com Anísio de Abreu, na Zona Norte da cidade.
Os binários já implantados funcionam na Rua Santo Antônio com Tio Bentes, na Picarreira; na Avenida Irapuan Rocha com Honório Parentes; e nas ruas Saba Said com Professor Madeira, no Jóquei. “É importante que os condutores colaborem e observem a sinalização”, alertou o diretor de Trânsito e Sistema Viário da Strans, José Falcão.