Publicada em 08 de Outubro de 2012 �s 13h11
Com o intuito de levar tecnologia de alta qualidade para os municípios do Piauí, o Governo do Estado, através da Agência de Tecnologia da Informação (ATI) está implantando em todo o Estado as Estações Piauí Digital. Somente este ano, o órgão deve entregar outros nove polos, os quais serão localizados na Santa Maria da Codipi, Monte Castelo, Planalto Ininga, Promorar, Faculdade de Ciências Médicas da Uespi (Facime), Projeto MP3 (bairro São Pedro), Vagão (Ilhotas), Vamos Ver o Sol e Por Enquanto.
Segundo Márcio Sales, coordenador das Estações Piauí Digital, os polos localizados na Santa Maria da Codipi, Monte Castelo e Planalto Ininga devem ser entregues nas próximas semanas, como parte da programação em alusão ao aniversário do Piauí. “Ao todo serão 57 estações, sendo que os equipamentos, tais como bancadas, computadores, entre outros, já foram adquiridos pela Agência de Tecnologia da Informação”, comenta.
As estações implantadas na capital têm uma média de 110 acessos diários à internet. Além da disponibilização de computadores conectados à rede, a ATI também realiza cursos de informática no turno da manhã, atendendo a duas turmas, cada uma composta por doze alunos. É válido ressaltar que serão investidos R$ 9 milhões na implantação dos polos de acesso à tecnologia.
As Estações Piauí Digital (EPDs) são centros de acesso à tecnologia para inclusão social conectados à internet banda larga com equipamentos de última geração, mobiliário adequado e zona wi-fi de acesso público à internet.