O novo Calendário Básico de Vacinação do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, passa a ter 13 tipos de vacinas para proteger as crianças contra 19 doenças. Menores de um ano de idade têm agora o direito à imunização contra a Doença Meningocócica tipo C, incluída no calendário a partir deste ano, o que também ocorreu com a pneumocócica 10-Valente desde março de 2010.
A Fundação Municipal de Saúde (FMS), da Prefeitura de Teresina, reforça que esses imunizantes já estão disponíveis nas 90 salas de vacina do município e que os pais ou responsáveis não podem se esquecer de atualizar o Cartão de Vacinação da Criança.
“Todas as vezes que o pai, a mãe ou o responsável levar o filho para consulta na unidade de saúde deve ter em mãos o Cartão de Vacinação, que é o documento de identidade da criança”, ressalta o presidente da FMS, Pedro Leopoldino.
De acordo com o Ministério da Saúde, a Doença Meningocócica é a principal causa de meningite bacteriana no Brasil e pode se manifestar como uma inflamação nas membranas que revestem o cérebro (meningite) ou como uma infecção generalizada (meningococcemia), que pode levar rapidamente à morte.
Outra doença é o pneumococo, por sua vez, é a segunda maior causa de meningites bacterianas (pneumocócicas) no País, causando meningites e pneumonias pneumocócicas, sinusite, inflamação no ouvido e bacteremia (presença de bactérias no sangue), entre outras doenças.
A coordenadora de Ações Assistenciais da FMS, médica pediatra Amariles Borba, informa que as unidades de saúde têm à disposição das crianças vacinas que as protegem contra doenças infecciosas evitáveis. Segundo ela, tanto os pais como os profissionais das unidades de saúde devem ficar atento ao Calendário de Vacinação da Criança, que deve ser rigorosamente obedecido.
“A aplicação correta dessas vacinas, obedecendo fielmente ao calendário, vem contribuindo em Teresina para uma queda considerável da mortalidade infantil em menores de um ano. “No decorrer de quatro anos: 2006, 2007, 2008 e 2009, a mortalidade infantil caiu de 19,46% para 15,68%, e isso se deve, em grande parte, às vacinas”, revela Amariles Borba.
Calendário
O Programa Nacional de Imunizações (PNI), por meio do Calendário de Vacinação da Criança, oferece gratuitamente, em toda a rede pública de saúde do Brasil, imunizantes, alguns, inclusive, com reforço, que protegem a população infantil contra as mais diversas doenças.
Veja as vacinas obrigatoria para as crianças a partir de agora:
BCG (contra tuberculose)
Vacina contra hepatite B
DTP (contra difteria, tétano e coqueluche)
DTP Hib (contra difteria, tétano e coqueluche e infecções por Haemophilus influenzae tipo B )
DT (dupla adulto – contra difteria e tétano)
Vacina Hib (infecções por Haemophilus influenzae tipo B)
Vacina contra poliomielite
Vacina contra rotavírus
Vacina contra febre amarela
Tríplice viral (contra caxumba, rubéola e sarampo)
Vacina contra Influenza (gripe)
Vacina Pneumocócica (contra meningites bacterianas, pneumonias, sinusite, inflamação no ouvido e bacteremia)
Vacina anti-meningocócica (contra doença meningocócica)
Veja a tabela de vacinação abaixo