Publicada em 01 de Junho de 2016 �s 18h46
A vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho, acompanhou, nesta quarta-feira (1º) a visita do ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho ao Parque Nacional Serra da Capivara, localizado no município de São Raimundo Nonato. Em encontro com a arqueóloga e diretora da Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham), Niède Guidon, os gestores debateram como viabilizar melhorias para a região.
A viagem de Sarney Filho à São Raimundo Nonato abre a agenda do Ministério para a Semana do Nacional do Meio Ambiente. De acordo com o ministro, a escolha pelo Piauí representa a importância que a área de conservação significa na área da biodiversidade, da história e do turismo. Durante o passeio pelo Parque, o ministro disse ter ficado encantado com as belezas e potencialidades rupestres e garantiu planos ministeriais para apresentar à região.
O ministro apontou ainda respostas sobre a efetivação da implementação do plano de manejo para o Parque Nacional. “Vamos eleger dez unidades de conservação onde faremos um projeto piloto que conta a pacificação da questão fundiária e a atualização e execução do plano de manejo. Vamos dar a oportunidade desses parques se tornarem vetores de desenvolvimento nas regiões onde eles estão implantados. E o Parque da Serra da Capivara é uma dessas nossas prioridades”, garantiu.
Para a vice-governadora, Margarete Coelho, a vinda do ministro ao Piauí demostra interesse nas ações nacionais para garantia da aplicação de políticas ambientais no Estado. “O Parque Nacional é a primeira estação ecológica visitada pelo ministro, após ele ter assumido. Isso para nós significa um compromisso do ministro e do ministério com o parque que passa por momentos de aflição de demandas de conservação e segurança. Hoje, a reunião foi bastante proveitosa. Saímos bastante satisfeitos. O parque vai passar por uma grande transformação através da convergência de órgãos nacionais, estaduais e municipais, garantindo e planejando o parque para o futuro”, relatou.
O Ministério do Meio Ambiente garantiu ainda uma reunião com o Ministério do Turismo para incentivar as visitações ao Parque Nacional da Serra da Capivara. “Nós vamos assumir isso como uma de nossas prioridades. Queremos ainda resgatar o festival de cultura da cidade, no segundo semestre deste ano”, revelou Sarney Filho.
O presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, responsável pela gestão do Parque, Cláudio Maretti, e o deputado federal Paes Landim estiveram na comitiva que visitou os sítios Boqueirão da Pedra Furada e Sítio do Meio. A visita sensibilizou os gestores nacionais para a relevância do Parque enquanto patrimônio histórico, ambiental e cultural.
Voos para a Parque Com a finalidade de promover o turismo, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), firmou contrato de patrocínio com a empresa TW Fly para desenvolver o projeto Voa Piauí - Do Litoral à Serra da Capivara.
A empresa piauiense deve realizar voos regulares em quatro macrorregiões como Parnaíba (Litoral), Teresina, Picos e São Raimundo Nonato (Serra da Capivara). O projeto possibilita a divulgação das potencialidades e também a infraestrutura necessária para o estado receber turistas de outras localidades, que poderão ter acesso aos pontos de lazer, cultura e história locais.
Serra da Capivara Criado em 1979, o Parque com quase 92 mil hectares abriga os mais antigos vestígios da ocupação do homem na América do Sul. São mais de 30 mil pinturas rupestres, catalogadas em cerca de 900 sítios arqueológicos, o que o levou a ser reconhecido como Patrimônio Mundial, na categoria cultural, em 1991, e declarado Patrimônio Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1993.
Turismo arqueológico Outra ação promovida recentemente pelo Governo do Estado foi a estruturação por meio de pavimentação asfáltica da rodovia PI 140, no trecho que liga Dom Inocêncio, São Raimundo Nonato e São Lourenço, na região Sudeste do Piauí. A obra é de grande impacto para o desenvolvimento do turismo na região ao viabilizar ainda mais o acesso viário aos parques nacionais Serra da Capivara e Serra das Confusões.