No Piauí, 138 municípios ainda não atingiram meta de vacinar, pelo menos, 95% das crianças menores de cinco anos contra o sarampo e a poliomielite. A campanha de vacinação termina nesta sexta-feira (14) e, de acordo com o Ministério da Saúde, o estado é o quarto e quinto com menor cobertura na vacinação contra sarampo e pólio, respectivamente.
Segundo o Ministério da Saúde, dados preliminares do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI) fornecidos pelos estados, apontam que o Piauí vacinou 87,71 do público-alvo contra a pólio, e 87,40% contra o sarampo.
Em Teresina, menos de 80% das crianças foram vacinadas. O desempenho da capital é considerado baixo. Dentre os principais municípios com baixa cobertura vacinal estão Campo Maior, Corrente, Oeiras e Parnaíba.
Para imunizar seus filhos de 1 a menores de 5 anos, os pais devem levá-los a qualquer unidade do Sistema Único de Saúde (SUS) para se proteger contra as duas doenças. É possível vacinar as crianças mesmo após o encerramento da campanha, neste caso, as doses ficarão disponíveis somente em salas de vacinação.
A campanha ganhou força após à volta da circulação do sarampo no território brasileiro e a ameaça da poliomielite. No Brasil, as duas doenças haviam sido erradicadas, mas neste ano foram confirmados 1.428 casos de sarampo em 2018.
Em relação à paralisia infantil, o Ministério da Saúde afirmou que trata-se de uma precaução, já que 312 cidades estão abaixo da meta preconizada para o controle da doença e um caso foi registrado na Venezuela em junho. Não há, contudo, casos de paralisia infantil no Brasil.