Publicada em 12 de Maio de 2016 �s 12h49
Em tratamento no Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) desde seus primeiros anos de vida, além das terapias, é no setor de Enfermagem que o pequeno Manoel Neto, 4 anos, aparece com frequência.
Hiperativo, o garoto tocou uma panela quente e sofreu queimadura seguida de infecção. “Agora ele está vindo à Enfermagem para realizar o curativo que ajudará ajudar na cicatrização”, conta a mãe de Manoel, Joseane Miranda.
No setor de Enfermagem do Ceir, é realizado um trabalho de assistência com atenção à pessoa com deficiência em reabilitação no centro. “Nós fazemos a prevenção de complicações como as úlceras de pressão, infecções urinárias e refluxo urinário, além de orientações para cateterismo urinário e o tratamento de feridas, com acompanhamento e orientação para os curativos”, explica a enfermeira Luciana Mousinho.
Também é realizado um trabalho de prevenção contra o derrame cerebral e acidentes com traumas por meio das enfermeiras dos projetos Pense Bem AVC e Pense BemTrauma, uma iniciativa da Associação Reabilitar, organização social sem fins lucrativos que administra o Ceir.
“Nós ministramos palestras educativas para pacientes do Ceir, além disso, percorremos instituições, escolas e comunidades do Piauí com ações dos projetos”, destaca a enfermeira Cristiane Rocha.
Já, no Centro de Diagnóstico do Ceir o trabalho da Enfermagem auxilia nos procedimentos e exames do local.
Nesta quinta-feira (12), é comemorado o Dia da Enfermagem.