Como Mano Menezes previu, foi preciso paciência. Surpreendida no começo do jogo, a seleção brasileira teve calma para impor o seu maior talento, virar e vencer, com show de Neymar no segundo tempo, a Belarus por 3 a 1 neste domingo (29), em Manchester (ING), pela segunda rodada do futebol masculino nos Jogos Olímpicos. Com o feito, o Brasil assegurou vaga de forma antecipada na próxima fase. Com seis pontos, a equipe lidera o Grupo C, contra três pontos da Belarus e um de Egito e Nova Zelândia, que mais cedo empataram. Na próxima quarta-feira (1º), às 10h30 (horário de Brasília), em Newcastle (ING), a seleção brasileira encara os neozelandeses para ratificar o primeiro lugar na chave e aguardar qual será o seu adversário nas quartas de final das Olimpíadas.
Para chegar a essa situação confortável, no entanto, a seleção brasileira suou. Mano Menezes já havia alertado sobre a provável retranca da Belarus neste domingo. Algo que ocorreu principalmente devido ao gol europeu logo aos 7min, quando o brasileiro naturalizado Renan Bressan apareceu livre para marcar de cabeça na cara de Neto. O tento não desesperou a seleção brasileira, que foi paciente, assim como o técnico tinha pedido. Invertendo o jogo a todo o momento, o Brasil deu o troco na mesma moeda. Aos 14min, Neymar colocou na cabeça de Alexandre Pato, que subiu com estilo para empatar. O centroavante do Milan (ITA) foi a novidade do time canarinho, barrando Leandro Damião. Porém, no primeiro tempo, não recebeu mais nenhuma bola em boas condições. Muito devido à ótima marcação sofrida por Oscar e Neymar, que invariavelmente eram cercados por dois adversários. saiba mais Vôlei masculino vê Brasil buscando recuperação e Polônia e Rússia favoritos Ouro coroa talento de Sarah e escola do judô piauiense, diz governador Equipe feminina de ginástica tem falhas e deve ficar fora da final Brasil abre com vitória suada no basquete Thiago Pereira bate Phelps e é prata nos 400 m medley Leia mais sobre Olimpíadas de Londres
Com Marcelo ocorreu o mesmo, e a válvula de escape acabou sendo as tabelas entre Hulk e Rafael pela direita. Faltou, porém, capricho na conclusão das jogadas e no passe final, diante de um retrancado rival. Na segunda etapa, Oscar, Neymar e Marcelo acharam brechas e o Brasil cresceu de produção, arriscando bons chutes de fora da área. Aos 18min, Mano ousou e tirou o volante Sandro para a entrada de Ganso. Dois minutos depois, Neymar fez fila e foi derrubado com falta. O santista a cobrou com perfeição, no ângulo direito do goleiro Gutor, virando o jogo. Um golaço. Mais solto, o atacante passou a comandar as ações brasileiras e, aos 30min, levantou a torcida com uma série de dribles na área adversária, sendo desarmado na hora do chute. Nos acréscimos, deu passe de calcanhar para Oscar, que entrou sozinho e bateu no alto para fechar o marcador.