Publicada em 04 de Junho de 2016 �s 11h27
Com foco na prevenção do Câncer de Mama e Intestino, o Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou neste sábado (4) mais um mutirão de exames de mamografia, videocolonoscopia e cirurgias ginecológicas. A meta é reduzir o tempo de espera por uma cirurgia e exames no HGV.
Medo, vergonha e falta de informação são alguns dos motivos que levam as mulheres a não procurar os serviços de saúde para fazer um exame de mamografia. Como é o caso da idosa, Ana Maria Macêdo, 69 anos, que nunca passou pelo procedimento. Ela conta que sempre teve vergonha e que nunca tinha tido a oportunidade de fazer o exame.
São muitos os casos como de Ana Maria. A dona de casa Maria da Conceição chorou de emoção quando recebeu a ligação do Setor de Radiologia do HGV chamando-a para fazer o exame neste sábado (4). Ela relata que sempre teve vontade de fazer, mas por medo e falta de informação não procurava o serviço de saúde.
A diretora geral do HGV, Clara Leal, explica que os mutirões permitem realizar um número a mais de exames e cirurgias que não conseguem serem feitos na rotina devido à demanda ser muito grande. Ela destaca que além da redução do tempo de espera, o HGV está trabalhando com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde,na prevenção do Câncer de Mama e Intestino.
Estão sendo realizadas também 20 cirurgias ginecológicas, sendo 16Histerectomias (retirada do útero), uma miomectomia (retirada dos miomas uterinos), uma histeroscopia (permite o diagnóstico de patologias intrauterinas e serve como método para intervenção cirúrgica), uma sling (correção de Incontinência Urinária) , uma ninfoplastia (técnica de cirurgia plástica íntima).
Os cirurgiões que estão participando do mutirão são Pedro Vitor, Benedito Borges, Simone Madeira, Eid Coelho, Virginia Andrade. Os anestesistas Adriano Camilo e André Gadelha. As enfermeiras Suely Martins e Rita de Cássia.