Publicada em 08 de Novembro de 2012 �s 09h28
Até o próximo dia 16, mais oito municípios da região do Semiárido do Piauí receberão o Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural, iniciativa do governo para a inclusão das mulheres do campo, permitindo a emissão gratuita de documentos.
O programa foi reiniciado na última quarta-feira (7), pelo município de Simões, a 440 quilômetros de Teresina, onde foram atendidas cerca de 150 mulheres. Na etapa anterior, que começou em outubro e terminou no dia 2 de novembro, teve atendimento de quase 1,3 mil pessoas em dez municípios.
As trabalhadoras rurais e seus familiares poderão tirar documentação civil e previdenciária nas seguintes datas e municípios: dia 8 - Marcolândia; dia 9 - Caldeirão Grande; dia 10 - Pio IX; dia 12 - Fronteiras; dia 13 - São Julião; dia 14 - Francisco Macedo; dia 15 - Alegrete; dia 16 - Vila Nova do Piauí.
Somente este ano, já foram realizados 30 mutirões para emissão de documentos. Foram emitidos 7,6 mil documentos, beneficiando 2,4 mil mulheres no Estado. De 2004 para cá, já foram atendidas 53 mil mulheres.
Nos mutirões, são emitidas carteiras de identidade e de trabalho, Cadastro de Pessoa Física (CPF), certidão de nascimento e de casamento e registro junto ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). O programa é voltado, preferencialmente, para as mulheres trabalhadoras do campo, mas também atende homens, jovens e crianças.