Publicada em 03 de Abril de 2013 �s 09h47
O Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural, executado em parceria com órgãos do Governo do Estado, emitiu no Piauí, só no mês de março, 2.899 documentos, entre carteiras de trabalho, carteiras de identidade e CPFs. Foram 13 mutirões entre os dias 11 e 26, que atenderam os municípios localizados no Território da Cidadania Entre Rios.
No total, foram emitidas 1.099 carteiras de trabalho, 916 carteiras de identidade e 884 CPFs. Também foram tiradas 1.168 fotografias 3 x 4 gratuitamente. Além disso, 1.038 atendimentos foram feitos por servidores do INSS, que prestaram informações sobre aposentadoria, salário-maternidade e auxílio-doença.
Para o coordenador do programa no Piauí, Antônio Farias, os resultados ficaram acima da média. “A quantidade de documentos emitidos ficou acima do esperado. Isso significa, também, que as pessoas ainda estão muito carentes de documentação”, explica.
“O mutirão veio em boa hora, já que financeiramente não são todos os pais que podem se deslocar até a capital para tirar os documentos dos filhos”, disse Sueli Silva, de Hugo Napoleão, um dos municípios beneficiados com os mutirões de março. Ela levou a filha Eulália, de 13 anos, para tirar a carteira de identidade e o CPF.
Os mutirões ocorrerão durante todo o ano, com o apoio do Expresso Cidadã, um ônibus do programa que percorre os municípios. Estão assegurados 131 municípios para receber atendimento do programa de documentação em 2013. Os mutirões contaram com a parceria da Emater, Secretaria Estadual da Segurança e INSS, que atenderam à população de Nazária, Palmeirais, Amarante, Angical, Jardim do Mulato, São Pedro do Piauí, Agricolândia, Passagem Franca do Piauí, Barro Duro, Olho D´Água do Piauí, Água Branca, Hugo Napoleão e Lagoinha do Piauí.