Publicada em 07 de Outubro de 2013 �s 16h48
O Museu do Piauí abre comemorações alusivas ao aniversário do historiador Odilon Nunes em atividades que envolvem ações também a Semana da Criança, de 8 a 10 de outubro de 2013.
O Museu do Piauí - Casa de Odilon Nunes mantém acervo material e imaterial que resguarda a história e memória do Piauí em espaço que leva o nome do intelectual e historiador piauiense, natural de Amarante.
Biografia Odilon José Nunes nasceu em Amarante, em 10 de outubro de 1899. Foi professor e historiador brasileiro, membro da Academia Piauiense de Letras. Primeiro ocupante da cadeira 34, cujo patrono é Anísio Brito. Na carreira de professor, em Teresina, exerceu a direção da Escola Normal Oficial do Estado e do Liceu Piauiense, duas das mais tradicionais escolas do Piauí. Foi também Inspetor Técnico do Ensino, coordenador do Censo Estatístico Escolar, diretor da Instrução Pública do Estado e membro do Conselho Estadual de Educação. Como historiador nos legou grandes obras de estudo e pesquisa sobre a história piauiense.
Apaixonado pela historiografia dedicou-se com muito zelo à pesquisa histórica e abriu canais de informação em obra de repercussão nacional. Realizou pesquisas às fontes primárias, quando possível, e abriu clareza em passagens até então obscuras de nossa história. Sua obra está credenciada e é considerada divisor de águas na historiografia piauiense, por realizar pesquisa criteriosa. Um analista profundo que prestigiava a fonte documental e cotejava-a com outros dados de pesquisa.
A Assembleia Legislativa do Estado do Piauí designou o Museu do Piauí com o nome do historiador. A Prefeitura de Teresina criou um centro de formação educacional com o seu nome e a Câmara Municipal o homenageou com o nome de uma rua. O Piauí reconhece o trabalho e sua obra vem merecendo apreciação de muitos intelectuais, a cada dia aumentando sua fortuna crítica.
Segundo o historiador José Honório Rodrigues “Odilon Nunes é um pesquisador notável, fiel à verdade histórica, buscada nas fontes primárias. Poucos Estados terão um pesquisador e historiador tão seguro, tão correto, tão autêntico”.
Programação Na Programação do Museu do Piauí, de 8 a 10 de outubro, constam ações com aula temática sobre a vida e obra do historiador, exposições, apresentação infanto culturais direcionadas à Semana da Criança. As Exposições temporárias permanecerão até o dia 23 de outubro.
Dia 8 de outubro MANHÃ 8h30 - Abertura das exposições temporárias: * Contos e Encantos e Exposição do resultado de oficinas com crianças. * Cronologia da moda: os novos talentos do Piauí
TARDE 14h às 17h - Visitas monitoradas Dia 9 de outubro MANHÃ E TARDE - 8h às 17h - Visitas monitoradas
Dia 10 de outubro (aniversário de Odilon Nunes) MANHÃ 8h às 12h - Visitas monitoradas
TARDE 14h- Aula temática sobre Vida e Obra do historiador Odilon Nunes 15h30 - Apresentação musical da Banda Pindorama