Publicada em 10 de Agosto de 2015 �s 15h06
O Museu de Perypery, que abriga parte importante da história do Piauí e da cidade de Piripiri, será reformado em breve. A restauração do prédio, que atualmente se encontra fechado, já foi autorizada pelo governador Wellington Dias e confirmada pelo secretário estadual da Cultura, Fábio Novo, em visita à cidade na última semana.
O prédio foi construído na década de 1930 e possui um rico acervo de objetos de personalidades da cidade de Piripiri e políticos que também ajudaram a construir o Estado. No local já funcionou o Cine Éden, o Clube Elite, a primeira agência do Banco do Brasil na cidade, o Banco do Estado do Piauí, a Escola do Comércio e, desde 1987, abriga o Museu de Perypery.
“O governador Wellington Dias já autorizou e será feito no museu um levantamento do que será necessário, porque o prédio está em estado precário. Nós vamos reformar toda a estrutura do museu, restaurar umas cadeiras da década de 1920 e fazer uma sala de cinema retrô”, afirma o secretário da Cultura, Fábio Novo.
Em reunião com o prefeito da cidade, Odival Andrade, e com o secretário da Cultura, Menandro Brito, Fábio Novo tratou da reforma do museu que é gerido pelo município. O prefeito Odival entregou ao secretário Fábio Novo, o levantamento feito pela prefeitura sobre o prédio.
Reforma do Memorial Espedito Rezende A cidade de Piripiri também será beneficiada com a reforma do Memorial Espedito Rezende, onde serão feitos reparos elétricos, hidráulicos e no telhado, assim como a aquisição de novos livros para o acervo da biblioteca.
O prédio foi erguido em 1985 e é mantido pelo Governo do Estado. Possui peças, em exposição, do Embaixador Espedito Rezende, um auditório com capacidade para 200 pessoas e ainda uma biblioteca com cerca de 2 mil obras.