Empossado pela segunda vez nesta quinta-feira (8) como presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Arinaldo Leal, afirmou que sua nova gestão vai focar na viabilização de novos recursos para os municípios que vivem atualmente uma crise financeira profunda. “A intenção agora é incrementar as receitas e profissionalizar as administrações”, afirmou.
Segundo Arinaldo, que também é prefeito de Vila Nova do Piauí, as cidades tem sido penalizadas pelos cortes de gastos do Governo Federal. “Vamos criar um grupo de trabalho para melhorar a captação de receitas. Isso é necessário porque os municípios hoje passam por uma crise intensa. Para se ter uma ideia, amanhã (8) será liberada mais uma parcela do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e ela será 39% menor do que a liberada em janeiro de 2014”, afirmou.
O gestor disse ainda que o novo piso salarial dos professores vai gerar ainda mais dificuldades para os prefeitos. “O piso salarial do professor aumentou 13% enquanto que o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), usado para bancar a educação, teve reajuste de apenas 6%”, contou.
A posse de Arinaldo contou com a presença de diversas autoridades como o governador Wellington Dias, que afirmou trabalhar em parceira com a APPM. “Temos que juntar forças para que possamos fazer um excelente trabalho e conseguir o desenvolvimento dos municípios piauienses. Vamos cobrar do ministro da educação, que também é um nordestino como nós”, disse.
Além de Leal, foram empossados diretores eleitos na último pleito e membros do Conselho Fiscal da APPM.
Conselho Diretor
Secretário Geral: Agamenon Pinheiro Franco Ribeiro Gonçalves
2º Secretário: Atiano Bezerra Borges São José do Piauí
Conselho Fiscal
Vice-Presidente : Gilberto Carvalho Guerra Júnior Floriano
Secretário: Cristóvão Antão de Alencar Francisco Macêdo
Suplentes
1º Suplente: Genivaldo Santos Irineu São Francisco de Assis do Piauí
2º Suplente: Ricardo José Gonçalves Santana do Piauí 3º Suplente: José Ronaldo Gomes Barbosa Elesbão Veloso