Publicada em 07 de Novembro de 2012 �s 09h01
As cidades de Água Branca, Alegrete, Curral Novo, Francisco Macedo, Floresta, Itainópolis, Ipiranga, Lagoa do Barro, Marcolândia, Queimada Nova, Santo Antônio de Lisboa, Santo Inácio, Santa Cruz do Piauí, Simões, Vila Nova, Wall Ferraz foram contempladas com o projeto de implementação de bandas de músicas.
Segundo o diretor de Assuntos Culturais, da Fundação Cultural do Piauí (Fundac), Franklin Pires, esses municípios vão receber kit de instrumentos musicais, que inclui trompas, trombones, tubas e trompetes. “A banda segue o modelo de fanfarra”, afirma Franklin, informando que foram contactados 16 professores com formação em música e que estão aptos para ministrar as aulas de formação de bandas e que receberão bolsa no valor R$ 1.300,00 por mês.
A Fundac, segundo Franklin, já recebeu metade desses kits de instrumentos musicais e os demais estão sendo esperados. A aquisição segue os trâmites normais de licitação. “Mas esse projeto está em funcionamento, as aulas teóricas já iniciaram”, informa.
O projeto de implantação de bandas de música nos municípios foi sugerido pelo governador Wilson Martins. “Estes instrumentos serão doados para as prefeituras e, após o término das aulas, as prefeituras continuam o projeto. Já houve casos de alguns prefeitos que já estão fechando acordo com os professores para continuidade do projeto na cidade”, explica Franklin, afirmando que nesta parceria entre governos, as prefeituras bancam a hospedagem, transporte e alimentação dos instrutores.
Para fazer parte das bandas de música, os jovens precisam ter boa vontade de aprender, tempo para ensaiar e estar dispostos a fazer um trabalho árduo para aprender a tocar os instrumentos.
O projeto está sendo coordenado pelo maestro Branco. “Ele já visitou todas as cidades, ajudou na escolha dos instrumentos e supervisiona o trabalho dos professores”.