Publicada em 16 de Maio de 2012 �s 14h00
Disposta a mostrar que a mulher pode assumir tranquilamente funções antigamente exercidas apenas pelo público masculino, Aline Reíra, instrutora do curso de Bombeiro Hidráulico da Fundação Wall Ferraz passa para os alunos do curso todo o conhecimento necessário para se tornar um profissional qualificado nessa área da construção civil.
As aulas que encerram no mês de junho, estão sendo realizadas desde o início do mês, na Associação de Moradores do bairro Mocambinho. O curso tem carga horária de 140h/a e mais de 20 alunos inscritos. Durante as aulas os alunos aprendem dicas importantes para solucionar problemas simples de manutenção hidráulica no cotidiano. Para as donas de casa, público que efetuou boa parte das inscrições, o curso disponibiliza novidades que facilitam suas vidas em relação a instalações caseiras.
Foi ao concertar a encanação da parede do banheiro de sua filha, que a dona de casa Maria do Socorro pôs em prática o conhecimento que está adquirindo no curso. "Muita coisa errada foi feita na construção da casa da minha filha, inclusive depois que eu estou aqui no curso eu já quebrei a instalação da pia do banheiro dela que estava errada, pois não colocaram veda rosca,tive que retirar a cerâmica e colocar veda rosca porque estava infiltrando água na parede e molhando tudo. Graças ao que estou aprendendo no curso pude solucionar o problema", fala.
Mulheres na construção civil
Como superadoras de barreiras impostas pelo preconceito, através da qualificação profissional da Fundação Wall Ferraz na área da construção civil,as mulheres transpõem os limites da desigualdade entre os sexos e exercem profissões que antes eram ocupadas apenas por homens. Para a instrutora da Fundação Wall Ferraz, o campo de trabalho na capital piauiense na área da construção civil está absorvendo muitas mulheres. "A Fundação Wall Ferraz abre portas para o mercado de trabalho. Na nossa cidade essa área tem crescido bastante e gerado muito emprego. O melhor é que o curso da Fundação Wall Ferraz é totalmente gratuito e atinge realmente as pessoas que mais necessitam de oportunidade", destaca a instrutora Aline Reíra.
"As mulheres capacitadas nessa área da construção civil possuem um brilho especial, pois quebram barreiras e demonstram para a sociedade que são capazes de desenvolver um ótimo trabalho em áreas que eram antigamente consideradas como masculinas. Elas levam para a profissão a delicadeza do ser feminino e conseguem ter autonomia surpreendente diante do mercado de trabalho" friza Francisco de Oliveira, presidente da Fundação Wall Ferraz.
Na modernidade atual, o segmento da construção civil é um dos que mais oferecem oportunidades as mulheres na inserção do mercado de trabalho. Convém ressaltar, que nos cursos profissionalizantes dessa área o conteúdo programático é o mesmo para ambos os sexos e não existe um ensino diferenciado nas aulas práticas.
Amor pela profissão Caprichosas e perfeccionistas as mulheres não querem mais contratar um serviço e ficarem apenas observando ou aceitarem insatisfeitas, elas mesmas querem ser protagonistas da obra e tornarem os detalhes sua marca registrada na construção civil. "Geralmente quando contrato alguém para fazer um conserto em casa, nunca fica do jeito que eu quero. Procurei o curso para mudar essa realidade, agora eu mesma quero fazer. Sempre tive curiosidade em instalar uma caixa d"água por exemplo", acentua a dona de casa Maria Nilma, aluna do curso. "Lá em casa tava sem água no chuveiro e com o que aprendi nas aulas concertei o problema", finaliza.
Para o mais jovem aluno do curso, Sérgio Everton, que optou pela qualificação profissional na área da construção civil, as aulas tem um significado de nova projeção de vida. "A minha mãe me apoiou muito para fazer esse curso. Estou surpreso com o que estou aprendendo, pois está sendo uma descoberta que vai me garantir um emprego no futuro. Depois de receber o certificado vou ter a oportunidade de conseguir meu primeiro trabalho e isso vai mudar minha vida", afirma. Leitura de projetos, conhecimento de peças, instalação de caixa d"água predial e residencial, prevenção de combate a incêndio, instalações hidráulicas e sanitárias, estão entre as atribuições que um bombeiro hidráulico deve exercer e que estão sendo explicadas durante o curso.