O número de mulheres que disputam cargos na eleição deste ano no Piauí aumentou. Segundo dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o estado registrou um total de 387 candidatos e destes 108 são mulheres, o que representa 30.49% das candidaturas. Se comparado com o pleito eleitoral de 2010 houve um crescimento, já que na época foram registradas apenas 32 candidatas do sexo feminino. Contudo, as coligações mantém apenas um percentual estipulado pela Lei 9.50 que determina que sejam preenchidas (e não apenas reservadas) as candidaturas com o mínimo de 30% e o máximo de 70% para cada sexo.
Conforme o TSE, 77 mulheres disputam uma vaga na Assembleia Legislativa do Piauí e 35 concorrem à vaga de deputada federal. O número de candidatas a deputada estadual aumentou em relação a 2010 quando apenas 46 mulheres participaram do pleito. A quantidade de postulantes a uma vaga na Câmara Federal também aumentou em relação a eleição passada quando 23 mulheres foram candidatas.
Além disso, o estado conta com três mulheres disputando a vaga de vice-governadora e uma maranhense desejar assumir o cargo de governadora do Piauí. O pleito eleitoral terá ainda duas candidatas a 1º e 2 suplência de senador. Nenhuma mulher se registrou como candidata ao Senado Federal.
O crescimento registrado no Piauí acompanhou o desempenho em todo o Brasil. De quase 25 mil pessoas concorrendo a cargos de presidente, governador, senador e deputados federal, estadual e distrital, 7,4 mil são do sexo feminino. Na Eleição de 2010, eram 5.056 candidatas (22,43%). É importante destacar que os dados do Sistema de Divulgação de Candidaturas do TSE estão sujeitos à atualização, sendo que eventuais números podem apresentar alterações em futuras consultas.