Eu pensei que ia morrer. Ele queria colocar a faca no meu pescoço e tive que lutar para não deixar ele conseguir. São momentos que nem gosto de lembrar”. A declaração é da merendeira Ivani Nascimento de Holanda, 32 anos, esfaqueada pelo ex-namorado quando trabalhava no Colégio Liceu Piauiense, no Centro de Teresina. O crime aconteceu nessa quinta-feira (26), um mês após a vítima ter registrado um boletim de ocorrência na Delegacia da Mulher contra o agressor por outra tentativa de homicídio. Ela relatou ainda que já havia procurado a polícia pelo menos três vezes.
Ao contrário do que a polícia e funcionários da escola informaram para a imprensa, a vítima seria apenas namorada do suspeito e não esposa. Um vídeo feito por alunos da escola mostrou a reação do suspeito após a tentativa de assassinato. Nas imagens, um grupo de alunos conseguiu conter o homem que parecia transtornado e foi amarrado com cadarços de tênis.
Em entrevista ao G1, Ivani Nascimento relatou os momentos de terror que viveu durante a tentativa de assassinato. A merendeira disse que já tinha solicitado medida protetiva na Delegacia da Mulher, mas não teve resultado. A vítima contou que o relacionamento amoroso de um ano com o suspeito começou a ficar perigoso por conta das constantes brigas do casal.
“Nós discutíamos muito porque ele era muito ciumento e eu não gostava desse jeito dele. Por diversas vezes falei que se ele não mudasse eu iria deixá-lo. Até que este dia chegou e ele não aceitou o fim do relacionamento. Há seis meses ele me perseguia, dizia que iria matar porque se eu não fosse dele não seria de mais ninguém. Tentou umas três vezes cometer o crime e ontem por pouco ele não conseguiu”, contou.
Ainda muito abalada e sentindo dores nas costas, Ivani Nascimento lembra que há cerca de um mês esteve em uma delegacia para denunciar pela terceira vez o ex-namorado. Segundo ela, na época, o suspeito tentou assassiná-la com um espeto de churrasco. “Ele chegou em minha casa com um espeto dizendo que eu ia morrer. Como eu estava na porta da residência consegui correr e me trancar com meus filhos. Ele ainda atentou arrombar a porta, mas desistiu e foi embora”, lembrou.
Ivani Nascimento continua internada no Hospital de Urgência de Teresina onde passou por um procedimento cirúrgico após ter sido ferida com uma faca no rosto e braço esquerdo. A vítima deve ter alta em breve e já teme outras reações do ex.
“Eu sei que ele foi preso, mas com a justiça que temos ele será solto em breve. Quando isso acontecer quem será presa será eu porque não vou poder viver e trabalhar como antes. Vou sumir por um tempo para garantir minha segurança e a dos meus cinco filhos”, disse.
Após o crime, ex-namorado de Ivani tentou fugir, mas foi contido por alunos e por um professor da escola onde o fato aconteceu. O agressor está preso na Central de Flagrantes de Teresina e foi autuado por tentativa de homicídio e responderá também pela Lei Maria da Penha.
Segundo a delegada Vilma Alves, titular da Delegacia da Mulher, será expedida uma medida protetiva para garantir a segurança da vítima. "A assistente social já está acompanhando o caso e vamos chamar uma pessoa da família para que possa assinar esse documento", disse a delegada.