Uma mulher identificada apenas como Maria Viviele foi presa na tarde de terça-feira (25), suspeita de agredir fisicamente a própria filha, de apenas quatro anos de idade, na região do bairro Anita Ferraz, Zona Leste de Teresina.
A prisão aconteceu durante uma ação em conjunto do Conselho Tutelar e da Polícia Militar, que receberam denúncias de maus tratos na residência da mulher. Segundo a delegada Georgiane Cardoso, da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), a criança apresentava lesões provocadas com um objeto semelhante a um cinto.
“Conversei com o conselho tutelar, e posteriormente falei com a criança para que ela conseguisse falar, verifiquei os ferimentos e constatei que havia ocorrido agressões físicas e psicológicas graves, e que provavelmente submeteram a criança a castigos que ferem completamente os direitos humanos”, declarou.
A delegada informou, ainda, que a criança deverá ser encaminhada para um abrigo ou para familiares. Uma audiência de custódia ocorreu nesta quarta-feira (26) e a mãe deverá ser autuada pelo crime de agressão e lesão corporal gravíssima, visto que a criança apresentava várias manchas e hematomas pelo corpo.
A criança, que é subnutrida, está sob os cuidados do conselho tutelar até que uma decisão sobre a guarda seja emitida.
TERESINA