Publicada em 02 de Abril de 2016 �s 10h04
Uma roda de conversa sobre o Novo Código de Processo Civil (CPC) foi realizada na Defensoria Pública Regional de Campo Maior. Na oportunidade, estavam presentes a titular da 2ª Defensoria Pública Regional de Campo Maior, Andrea de Jesus Carvalho, também diretora regional da DPE-PI; estagiários, colaboradores da instituição, além da defensora pública Priscila Gimenes do Nascimento, titular da Defensoria Pública Regional de Luzilândia.
A iniciativa teve por objetivo atualizar os profissionais que trabalham na Defensoria sobre o que muda para a instituição com o Novo Código, já que o mesmo tem influência direta nas ações desempenhadas por defensores, colaboradores e estagiários.
A defensora Pública Andrea Carvalho analisa o resultado como positivo e destaca que novos debates serão realizados."Neste primeiro encontro, foram abordadas, em termos gerais, as principais mudanças do Novo Código, com ênfase ao capítulo que trata especificamente da Defensoria Pública e a ampliação da legitimação extraordinária na tutela de direitos coletivos e uniformização e estabilidade da jurisprudência. Posteriormente, vamos discutir por temas, o que muda em cada área de atuação da Defensoria", diz a defensora.
“O NCPC especifica o papel da Defensoria Pública dentro do processo civil e reitera a importância da instituição para a sociedade em geral, de modo a preservar o acesso à justiça aos necessitados e garantir a aplicação dos princípios constitucionais ao sistema processual”, acrescenta Andrea de Jesus Carvalho.