Publicada em 05 de Maio de 2014 �s 09h42
O Projeto Pense Bem Trauma, que leva orientações preventivas sobre traumatismos de crânio e da coluna vertebral, realizou, nesse domingo (4), uma palestra especial para mototaxistas que atuam em Teresina. A ação é desenvolvida através da parceria entre a Associação Reabilitar e o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir.) Atualmente, há cerca de 30 mototaxistas de Teresina sem trabalhar por conta de sequelas ocasionadas por acidentes de trânsito.
A palestra aconteceu no Clube dos Cabos e Soldados, localizado na zona Sul de Teresina, e foi ministrada pelo neurocirurgião Benjamim Pessoa Vale, que é presidente voluntário da Associação Reabilitar, entidade sem fins lucrativos que administra o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir). Ele apresentou alguns índices alarmantes de mortes ocasionadas por acidentes de trânsito no Brasil - cerca de 50 mil a cada ano - e apontou, também, que o trânsito é responsável por quase 68% dos traumas de crânio registrados no Piauí.
“Nosso foco é a prevenção, por isso trazemos orientações sobre as principais causas dos traumatismos para que a população veja como evitar esses casos. Além dos acidentes de trânsito, temos também casos de quedas e violência, outros grandes vilões”, explica Benjamim Pessoa Vale.
De acordo com o Pense Bem Trauma, as principais vítimas do problema têm faixa etária entre 15 e 44 anos. Quando sobrevivem aos traumatismos, os pacientes em casos mais graves passam por tratamentos de saúde e reabilitação que chegam a custar até R$100 mil. “Casos de trauma mudam a rotina da vítima e também de toda a família, que não está preparada para lidar com aquela situação. Quem sofre um traumatismo costuma ter sequelas para o resto da vida”, ressaltou Benjamim.
O presidente do Sindicato dos Mototaxistas de Teresina (Sindmot), Ricardo Ribeiro, afirma que o convite para a palestra faz parte das comemorações pelo Dia Estadual dos Mototaxistas, celebrado no último dia 3 de maio. “Nossa categoria trabalha no trânsito e sabemos que é uma atividade perigosa. Atualmente, temos vários colegas sem poder trabalhar, porque estão se recuperando de acidentes e acreditamos que somente a conscientização pode resolver esse problema”, revela.
Palestras do Pense Bem Trauma são gratuitas
O Projeto Pense Bem Trauma é executado pela Associação Reabilitar desde 2008. O objetivo é levar uma mensagem educativa à população que está mais sujeita à ocorrência de traumas, evitando novas vítimas. No Ceir, os acidentes de trânsito, por exemplo, estão entre as principais causas de sequelas nos pacientes em tratamento de reabilitação.
As palestras do Projeto Pense Bem Trauma são gratuitas e, somente no ano passado, as orientações preventivas foram repassadas a um público estimado de três mil pessoas em todo o Piauí. Para agendar uma palestra ou obter mais informações sobre o projeto, basta entrar em contato com a equipe, através do telefone (86) 3198 1500.