Imagem: Reprodução/Portal G1Clique para ampliar O poeta e tradutor Ivan Junqueira, sexto ocupante da cadeira número 37 da Academia Brasileira de Letras (ABL), morreu nesta quinta-feira (3) aos 79 anos no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro. Ele estava internado há um mês e teve insuficiência respiratória. O corpo do acadêmico será sepultado no no Cemitério São João Batista às 15h.
Autor de "O Outro Lado", premiado com o Jabuti da Câmara Brasileira do Livro, e de "Poesia Reunida", finalista do Prêmio Jabuti em 2006, Junqueira também traduziu livros de T. S Eliot e Marguerite Yourcenar.
Em nota, a Academia Brasileira de Letras lamentou a morte. O presidente da Academia, Geraldo Holanda Cavalcanti, determinou luto de três dias. "Ivan engrandeceu a Casa à aqual serviu durante 14 anos com exação, competência e dedicação. [Ele] deixa um legado que enriquece a nossa tradição e a história literária do Brasil", escreveu. saiba mais Projeto inovador reúne Cojobas, Ockteto e Orquestra Sinfônica de Teresina em novembro Incentivar leitura e ampliar investimentos são prioridades para 2012 Leia mais sobre Cultura
Ao G1, a editora Rocco confirmou que vai lançar, ainda neste ano, dois livros inéditos do poeta. "Reflexos do Sol Posto" e "Essa Música" devem chegar às livrarias até outubro.