O jornalista Francisco Pires de Sabóia, 67 anos, morreu nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (29), vítima de complicações respiratórias que culminaram em infarto, sofrido na residência. Pires chegou a ser levado para o hospital, mas faleceu antes de receber socorro médico.
Natural de Independência, no Ceará, ele morava em Teresina desde 1976, tendo uma carreira de sucesso nos antigos jornais O Estado e Jornal da Manhã, além de O Dia e Correio do Piauí. Trabalhou também na Secretaria de Administração e Secretaria de Comunicação. Atualmente trabalhava na Assessoria de Imprensa, na TV e na Rádio Assembleia. Pires também apresentava programa na Teresina FM.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho, que está no Rio Grande do Sul em missão da União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale), lamentou muito a morte do amigo.
O presidente disse que além um grande amigo, Pires de Sabóia é um ícone da imprensa piauiense, um profissional respeitado por todos os colegas e pelas autoridades. Themístocles salientou ainda o exemplo de ser humano deixado pelo jornalista. E manifestou à família os mais profundos votos de pesar.
O vereador Rodrigo Martins, presidente da Câmara Municipal de Teresina, apresentou na sessão de hoje votos de condolências e um requerimento solicitando que dentro do projeto de reordenamento urbano de Teresina seja designada uma rua com o nome de Jornalista Pires de Sabóia. O requerimento foi aprovado unanimamente.
Pires deixa viúva Dorotéia Sabóia e os filhos Ubiraci Sabóia e Iratan Sabóia. O velório será realizado na Capela da Assembleia Legislativa.