O deputado estadual Ubiraci Carvalho (PROS), 71 anos, faleceu na noite desta segunda-feira (7) em Teresina (PI). O parlamentar estava internado desde sábado na UTI do hospital Prontomed com complicações respiratórias.
Pela manhã, o hospital divulgou boletim médico afirmando que o quadro de saúde do parlamentar continuava crítico, respirando com ajuda de aparelhos e com quadro de falência dos rins.
A previsão é de que o velório aconteça nesta terça-feira (8) na Assembleia Legislativa. Local e horário do sepultamento não foram confirmados, mas o mesmo deve ocorrer em Teresina.
Natural de Simplício Mendes (PI), Luiz Ubiraci de Carvalho formou-se em Letras e Direito. Foi professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI) de 1972 a 1993.
Como gestor público, foi secretário de Comunicação e Administração de Teresina, além de presidente da Fundação Cultural Monsenhor Chaves.
No Estado, ocupou os cargos de secretário de Educação e do Trabalho e Renda, além da presidência da Fundação de Esportes do Piauí. Sua última função no governo foi a secretaria de Defesa Civil, pasta por ele comandada até o final do governo Wilson Martins (PSB), na última sexta-feira (4).
Em reunião na manhã do último sábado (5), o novo governador do Piauí afirmou que ainda não havia decidido quem ficaria na Defesa Civil, mas lembrou que Ubiraci Carvalho poderia seguir na pasta. Minutos depois, ele foi informado da internação do deputado e não comentou mais o assunto.
Na posse de Zé Filho, na Assembleia Legislativa, Ubiraci Carvalho sofria problemas de saúde e compareceu em uma cadeira de rodas motorizada.