Moradores do Parque Vitória, localizada na Zona Sul de Teresina, invadiram nesta terça-feira (25) a sessão da Câmara de Vereadores para protestar contra a falta de estrutura no local. De acordo com líder comunitário, José da Cruz, cerca de quatro mil famílias que ocupam 800 hectares estão há três dias vivendo sem o abastecimento de água, além disso, a comunidade sofre com a falta de energia, posto de saúde e creches.
Usando faixas, cartazes e rostos pintados, os moradores também pediram a regularização do Parque Vitória e melhorias do serviço público. “Estamos abandonados e queremos ser incluídos em Teresina. Queremos que seja instalado um posto de saúde onde moramos porque temos que se deslocar para Mário Covas em busca de atendimento médico, sendo que o único posto de saúde que existe neste bairro não atende a demanda dos moradores de lá”, revelou José da Cruz.
Uma comissão formada por vereadores recebeu os manifestantes. A promotora Leida Diniz também foi chamada para intermediar às negociações. A vereadora Teresinha Medeiros disse ao G1 que a mobilização dos moradores é legitima, contudo, segundo ela, é necessário cautela para evitar transtornos durante a manifestação.
Vereador destaca que solicitou cadastro das famílias
em áreas de risco para a prefeitura (Foto: Catarina
Costa/G1)
“Foi preciso chamar a polícia para garantir a nossa segurança. Vou apresentar um indicativo de lei solicitando da Prefeitura de Teresina mais rigor ao fazer entregas de residências populares porque o que vemos na cidade são pessoas que possuem condições de comprar casas recebendo residências do poder público”, afirmou a parlamentar.
Para o vereador Gilberto Paixão, a manifestação dos moradores foi visto com surpresa pelos parlamentares, mas declarou que a população tem razão em reclamar dos seus direitos. "Ano passado realizamos aqui na Câmara uma audiência sobre a regularização de terrenos invadidos e solicitamos a prefeitura o cadastro destas famílias para serem beneficiadas com o programa Minha Casa, Minha Vida, mas o projeto para a construção de quatro mil residências está parado na Caixa", lembrou.
Nota
A Eletrobras Distribuição Piauí destacou que existe um projeto de Regularização de Gambiarras onde está incluido o Parque Vitória. A distribuidora está licitando as empresas que efetuar o serviço em todo o estado e espera iniciar os trabalhos no segundo semestre deste ano.
Já a Secretaria Municipal De Desenvolvimento Urbano e Habitacional (SEMDUH) enviou uma nota ao G1 sobre a situação dos moradores da Zona Sul:
A Prefeitura de Teresina informa que, no final do ano passado, uma equipe técnica esteve no local e encaminhou os casos de moradia em situação de risco da Vila Parque Vitória para o programa Cidade Solidária, mantido pela Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social.
Informa ainda que as reclamações sobre casas em situação de risco na capital devem ser encaminhadas à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, que fica localizada na rua Desembargador Pires de Castro, nº 688, sul.