Daqui a dois anos a Prefeitura de Teresina prevê concluir o projeto Lagoas do Norte. Só que para isso, quase 1.800 famílias devem ser desapropriadas. Segundo o secretário municipal de planejamento, Washington Bonfim, a segunda etapa, além de interligar mais quatro lagos, será feito também a urbanização ao entorno delas e iria construir uma segunda ponte interligando o bairro Poty Velo a Santa Maria da Codipi e até o final de 2017 a avenida Boa Esperança será duplicaca
“Para que isso aconteça 1730 imóveis serão desapropriados e as famílias serão transferidas para um conjunto na área da lago dos oleiros. Estamos estudando e elaborando o projeto e no seu tempo cada um vai saber a situação em que vai ficar”, afirmou.
A dificuldade agora é convencer os moradores a deixarem suas casas para morar em outro lugar. Com frases pintadas em forma de protesto, moradores mostram que pretendem resistir às desapropriações. Muitos são pessoas como Davina de Oliveira, de 74 anos, que chegou ao local há mais de 50. “Eu não tenho como ir morar em outro lugar, pois já estou acostumada aqui. Não sei mais o que o posso fazer se eu sair daqui”, afirmou.
A aposentada Rosa Nunes, de 83 anos, falou que perdeu o sossego depois que o aviso de cadastramento foi fixado na porta de sua casa. “É um tristeza para nós, quererem tomar a única coisa que temos, nossa casa. Nós não vamos sair daqui, vamos resistir até onde suportarmos”, relatou.