Duas pessoas foram presas, nesta terça-feira (17), por furto de energia durante uma operação da Eletrobras Distribuição Piauí e do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) em um condomínio localizado na Zona Sul de Teresina. De acordo com o Greco, foram fiscalizadas 230 unidades consumidores e sete pontos de medição para verificar a existência de furto ou desvio de energia elétrica.
A operação contou com a presença de 20 profissionais do Greco. Agentes, escrivão, perito e o delegado Laércio Evangelista deram apoio às equipes da Eletrobras durante a fiscalização. “Foram constatados esses dois casos e as pessoas foram autuadas por furto de energia”, informou o delegado.
Segundo o delegado, furto de energia é um crime considerado simples. Portanto, as pessoas presas podem realizar pagamento de fiança e responder em liberdade. A pena para esse tipo de delito é de um a quatro anos de reclusão. Além disso, os valores referentes ao período fraudado são cobrados com multa retroativa.
“O furto encontrado no condomínio é aquele me que a pessoa coloca o condutor passando por fora da medição. Vinha direto da rede da concessionária para a unidade consumidora. Foi feita a constatação e agora vai ser investigado durante o processo há quanto tempo esse desvio foi feito e o valor furtado”, explicou o gerente do departamento de medição e combate às perdas da Eletrobras Distribuição Piauí, Denis Alfredo.
TERESINA