Os moradores do povoado Vila Nova, zona rural Leste de Teresina, sofrem há pelo menos três meses com a falta de água na comunidade. Para conseguir o líquido, eles são obrigados a percorrer diariamente quase um quilômetro até uma comunidade próxima, onde existe um poço tubular.
situação incomoda os moradores, que reclamam da realidade. “Cansa muito, porque onde tem água fica muito longe para a gente ir buscar. Quando a gente chega aqui já vem cansado”, disse o aposentado Antônio Belmonte, de 70 anos.
A situação é mais complicada para a dona de casa Patrícia Pereira, que sofre de insuficiência renal e passa por tratamento de hemodiálise. Entre as principais recomendações médicas está a de consumir água de qualidade, algo difícil na comunidade onde mora. “Não posso beber essa água sem estar filtrada porque pode prejudicar ainda mais os meus rins e nem posso pegar peso”, disse a dona de casa.
Os moradores cobram há anos a perfuração de um poço na comunidade. Até a Câmara de Vereadores de Teresina já fez o pedido à prefeitura, mas até agora nada foi feito. “Já está com uns três anos que a gente está esperando esse poço que foi prometido e até hoje estamos aqui nessa labuta de carregar água”, disse Marlene Santos, moradora do povoado.
A Superintendência de Desenvolvimento Rural de Teresina (SDR) comentou o problema e prometeu solucionar a falta d’água no ano que vem. “Agora no início de 2015 nós temos a previsão de um poço, através de uma emenda parlamentar, que vai resolver de vez o problema dessas famílias”, garantiu o superintendente Paulo Lopes.