Um esgoto a céu aberto da Casa de Custódia e da Penitenciária Feminina em Teresina há anos prejudica as pessoas que residem próximo aos presídios. Um morador enviou um vídeo para o aplicativo VC NO PI TV, nas imagens ele mostrou os problemas ocasionados por uma falta de galeria.
O carpinteiro Afonso Silva, 45 anos, disse que desde quando chegou ao local, a água que sai de dentro do presídio passa no quintal de sua casa.
"Tem dia que temos que fechar a porta de casa e ficamos trancados porque não aguentamos o mau cheiro. Quando algum preso se fere lá dentro a água vem toda suja de sangue. Também já vi pedaços de ferro e corda", conta o morador.
As famílias que residem no local, já solicitaram a construção de uma galeria, mas não foram atendidas. Para o pintor Sérgio Costa, a falta de galeria é a responsável pela doença dos filhos.
O secretário de Meio Ambiente, Aluísio Sampaio, declarou que o problema é um caso de saúde pública e os responsáveis precisam ser punidos.
"Os responsáveis podem ser punidos de forma administrativa e nas áreas cívica e criminal. Vamos pedir para alguém da secretaria que descubra de onde está saindo este esgoto para que possamos autuar este infrator. Ao que tudo indica esta água sai dos presídios",afirmou.
A secretaria de justiça informou que está adotando as providências necessárias, no sentido de retomar o projeto de esgotamento sanitário na Casa de Custódia. A obra foi iniciada pela secretaria de infraestrutura e parou há quatro anos, o projeto contempla a canalização dos dejetos e estação de tratamento para garantir o despejo na área externa de acordo com as normas de saneamento.