Publicada em 17 de Abril de 2013 �s 17h31
Os noticiários russos deram ênfase à visita do governador Wilson Martins ao país, os jornalistas colocam o Piauí como a possível base para a instalação da montadora Kamaz no estado. Segundo eles, o governador piauiense surge como estreitador de laços entre os dois países.
Segundo a imprensa russa, Wilson Martins explicou que apesar de todo o potencial do Norte e Nordeste há uma desigualdade entre as regiões brasileiras. Com os executivos da Kamaz, o governador falou que irá oferecer todas as condições necessárias para a instalação da montadora no Piauí.
Embora os detalhes da negociação não tenham sido revelados, o governador do Piauí adiantou aos jornalistas que a montadora russa poderá produzir motores, caminhões e máquinas agrícolas. “O Piauí tem interesse em desenvolver relações comerciais com fabricantes de fertilizantes da Rússia. O Brasil é o país que mais importa fertilizantes da Rússia e, em nosso estado, está instalado o maior importador brasileiro de fertilizantes russos, a empresa Alimentos Burger. Estamos interessados no desenvolvimento da produção de fertilizantes, mesmo porque o Piauí tem grandes reservas de fosfatos”, declarou.
O Brasil é o maior parceiro comercial da Rússia na América Latina, respondendo por 55% do volume total de circulação de commodities da Rússia com a região. Em 2012, os negócios entre os dois países movimentaram US$ 5,7 bilhões. O Brasil fornece carne e açúcar para a Rússia, em contrapartida o país envia fertilizantes. Uma delegação de empresários russos deve vir ao Piauí em julho.