Em todo o Brasil nove estados, além do Piauí, correm o risco de enfrentar uma epidemia de dengue. Só este ano, os casos da doença no Estado aumentaram em mais de 35%, quando comparados ao mesmo período de 2009. Para as autoridades, a situação não é critica, mas preocupa e requer atenção redobrada. Isso porque mais de 40 municípios piauienses tem risco de apresentar uma epidemia da doença, segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde.
Em razão disso, chega amanhã (17) a Teresina o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Na capital, o ministro participa, a partir das 11h30, da Reunião sobre as Ações de Combate à Dengue no Estado do Piauí, que será realizada no Palácio de Karnak.
O evento irá reunir secretários estaduais e municipais de saúde, além de prefeitos e conselhos municipais. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Telmo Mesquita, o enco ntro será de extrema importância para definir as estratégias de combate a doença para este ano. "Todas as nossas Unidades de Saúde já estão preparadas para atender os pacientes com qualquer tipo de sintoma da doença. Essas pessoas terão prioridade, pois sabemos que a dengue é uma doença perigosa, que pode levar ao óbito", destacou o secretário.
Após a reunião, o ministro segue para o Estado do Ceará. No Nordeste, também estão em alerta para o combate à dengue os Estados de Sergipe, Bahia e Paraíba, além dos já citados Piauí e Ceará. Na região Norte do país, Amapá e Amazonas também estão em atenção. A previsão é que o ministro visite todas essas regiões. Com a visita, o Governo Federal espera que Estados e municípios reforcem as ações de vigilância e combate a dengue.