Publicada em 13 de Março de 2015 �s 15h34
Uma Missa em Ação de Graças deu início às comemorações dos 192 anos da Batalha do Jenipapo que é comemorada nesta sexta-feira, 13 de março. A celebração aconteceu na Igreja Matriz de Santo Antônio, que esse ano completa 300 anos e também é um local de memória e história para o Piauí.
Para o prefeito de Campo Maior, Paulo Martins, é um orgulho muito grande ser o gestor de um município que foi palco da luta em que muitos deram a vida em prol da independência do Brasil. “Quando eu era criança sempre visitava o monumento dos heróis do Jenipapo com a escola e ficava imaginando a batalha. Agora, como prefeito, eu me sinto muito orgulhoso de fazer parte desse evento e poder homenagear as pessoas que contribuíram com o desenvolvimento do Piauí e do Brasil”, declarou. Segundo Martins, a parte mais importante das comemorações acontecem a partir das 16h, no Monumento Heróis do Jenipapo, que é quando será realizada a entrega das medalhas do Mérito Renascença.
O governador Wellington Dias destaca a alegria e emoção que sente em poder participar na celebração dos 192 anos da Batalha do Jenipapo. “Nós estamos aqui iniciando o primeiro momento de comemoração com o bispo Dom Eduardo, com o monsenhor Paulo Mateus e demais autoridades para celebrar o 13 de Março para homenagear aqueles heróis que lutaram na batalha”, declarou.
Após a missa, também faz parte da programação um culto, visita ao cemitério onde estão enterrados os heróis da batalha, solenidade cívica para entrega das medalhas aos piauienses homenageados e a apresentação de uma peça teatral que conta a história da Batalha do Jenipapo.
Batalha A Batalha do Jenipapo aconteceu em 1823, na cidade de Campo Maior, com a participação de piauienses, maranhenses e cearenses contra as experientes tropas portuguesas do comandante major João José da Cunha Fidié.