Publicada em 06 de Janeiro de 2015 �s 20h30
O governador Wellington Dias foi recebido na tarde desta terça-feira (6), em Brasília, pelo ministro da Saúde, Arthur Chiro, que vem acompanhando a difícil situação na área no Piauí. O ministro reconheceu a situação de emergência e prometeu apoio à reabertura de hospitais piauienses.
“O ministro reconhece a situação grave que estamos enfrentando na saúde e se compromete a tratar de forma emergencial e nos próximos 90 dias devemos colocar em funcionamento hospitais e unidades de saúde que estavam parados. Assim como o Hospital Infantil retomou suas atividades, queremos a retomada de serviços das demais unidades”, declarou o governador.
Wellington diz que no Ministério ficou acertado ainda um plano a médio e outro a longo prazo a fim de que o estado possa ter um sistema de saúde mais adequado e eficiente. “Neste sentido, ele está autorizando uma equipe própria do Ministério e se colocou à disposição para contratação de consultorias especializadas para que o Piauí possa elaborar o seu plano conjugado as prioridades do Ministério para o Estado. Uma equipe já vinha trabalhando para o estado, mas há dificuldade pela falta de interlocucação que fizesse a parte do estado", avaliou.
“Estou animado, pois encontramos respaldo de Chioro para situação de urgência e calamidade, mas também pela solução apontada a longo prazo para saúde estadual”, informa o governador, lembrando que o Ministério designou uma equipe para vir ao Piauí na próxima semana.
“O ministro quer fazer um plano para todo sistema de saúde do Estado, com medidas que possam ser implementadas ao longo de quatro anos. A meta é assegurar qualidade em todo o sistema de saúde, seja no âmbito federal, estadual e municipal em parceria com o setor privado com medidas que permitam a descentralização”, comenta o governador, acrescentando que o ministro Arthur Chioro, que pretende agendar uma visita ao Piauí.