O presidente da Assembleia, deputado Themístocles Filho (PMDB), esteve em Brasília, para encontros com o presidente do Senado, Renan Calheiros, e com o ministro da Educação, Henrique Paim, tratando sobre a implantação de uma unidade do Instituto Federal de Educação em Esperantina e de um campi da Universidade Federal do Piauí em Esperantina e Oeiras. O Ministro José Henrique Paim informou aos parlamentares que os projetos foram aprovados, garantindo a implantação dos campi nas duas cidades.
“Esta questão educacional, especialmente a expansão da educação superior no município de Esperantina é muito importante. O Ministério da Educação está vendo que o Piauí está preocupado em ter uma melhor formação de cidadãos piauiense. O Ministério tem toda disposição em apoiar a elaboração do projeto, a inclusão deste projeto no plano de desenvolvimento da Universidade e nós na medida do possível trabalharemos para que possamos agilizar os dois campos”, destacou o ministro da Educação, Henrique Paim.
Diante das negociações e trabalhos já realizados, o deputado Themístocles Filho acredita que a implantação será concretizada em breve. “Primeiro estivemos falando com o ministro que hoje é chefe da casa civil, Aloizio Mercadante, depois conversamos com a presidente Dilma ao lado do presidente do Senado e hoje conversamos com o atual ministro de educação. Acredito que passos importantes foram dados, o ministério da educação está avaliando que a Universidade Federal do Piauí está correta, que o professor Arimatéia Dantas está fazendo um grande avanço para a instalação dos campi da cidade de Esparantina e Oeiras. Na região de Esperantina este campus vai abranger mais de 300 mil habitantes e Oeiras, que foi capital do Piauí por 92 anos, merece um campus da Universidade Federal do Piauí. Eu acredito que com a força de todos, pois ninguém faz nada sozinho, dos deputados federais, do governador do Piauí, da bancada estadual, de toda a sociedade, pois a sociedade tem que participar, conseguiremos expandir ainda mais a educação do nosso estado”, explicou o presidente da Alepi, deputado Themístocles Filho.
O reitor da UFPI, Arimatéia Dantas, frisou sobre as novas ações a serem feitas: “Foi feita uma análise dos projetos que foram encaminhados ao MEC que detectou a necessidade de alguns ajustes e seremos informados que ajustes são esses. Faremos as mudanças com a maior brevidade possível e encaminharemos ao MEC. Acredito que não podemos criar uma expectativa que sairá no próximo ano, pois é um processo que leva tempo, a nossa expectativa é que em 2016 possamos ter a implantação dos novos campis de Esperantina e Oeiras”,acrescentou o reitor.
BANCADA FEDERAL - “Estamos aqui fazendo a nossa parte, o nosso dever, e com certeza este sonho será realizado. Estas iniciativas trazem uma evolução. Posso afirmar que esta reunião foi otimista”, ressaltou o deputado Marllos Sampaio. Participaram da audiência: o deputado Mauro Tapety, o deputado federal Paes Landim (PTB), o senador João Vicente Claudino e deputado federal Marllos Sampaio (PMDB). “Nós sabemos que a ampliação de pólos da Universidade, novos campos, parte de uma decisão política que vem direto da Casa Civil articulada com a Presidência da República, e a Casa Civil está com o ex ministro da educação que acompanhou bem a luta do deputado Themístocles, presidente da Alepi, a frente deste processo. Então ele é conhecedor da causa e a presidente Dilma esta comprometida, pois recebeu estas reivindicações na sua visita no estado do Piauí. Estou muito confiante que iremos estender a ação da Universidade federal do Piauí tanto para Esperantina com o para Oeiras. Aqui como representante estamos lutando, cobrando e fiscalizando e iremos até o fim para concretizar”, afirmou o Senador João Vicente Claudino.