Ministro do STF.
Gilmar MEndes está em Teresina.
Em visita ao Estado do Piauí para participar do II Fórum Íbero Americano de Direito da Ordem dos Advogados do Brasil Secção Piauí, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, disse que o BOPE custou a invadir o morro do Alemão e outras favelas do Rio de Janeiro.
Segundo ele, não é admissível que exista algum lugar do país em que a União e o Estado não possam interferir, como vinha ocorrendo nos morros cariocas. No entanto, ele acrescenta que esta ação não pode ser isolada, só da polícia e segurança do Rio, é preciso que a sociedade haja para evitar a formação destes tipos de lugares.
“Na verdade isso custou a acontecer. A sociedade carioca já não aguentava mais viver a mercê dos traficantes, sobretudo as que são dominadas pelo tráfico. É claro que esta ação não irar acabar com o crime no Estado, mas significa que a segurança pública tem força e está presente, trabalhando para levar tranquilidade às famílias”, afirma o ministro Gilmar Mendes, em entrevista no auditório da Justiça Federal em Teresina.
O Ministro do STF falou ainda sobre outros temas que foram motivos de discussão no supremo este ano, como a Lei Complementar 135/2010 (a chamada Lei da Ficha Limpa).