Publicada em 28 de Maio de 2013 �s 14h47
O Fórum Confap que ocorreu na cidade de São Paulo, nos dias 23 e 24 de maio último, reuniu as principais entidades brasileiras ligadas à Ciência, Tecnologia e Inovação. O encerramento do evento contou com a presença do ministro de Ciência, Tecnologia e Inovaçã, Marco Antônio Raupp, que destacou a importância das parcerias entre as Faps, a uma platéia composta principalmente pelos 26 presidentes das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa.
“A ida do ministro Marco Antônio Raupp para o encerramento foi emblemática e muito importante, primeiro porque ele nos deu uma notícia muito boa para a ciência e tecnologia do país: no contingenciamento de despesas desse ano a pesquisa não foi prejudicada. Então não houve cortes nos orçamentos para pesquisa vinculada ao MCTI”, declarou Bárbara Melo.
Durante seu pronunciamento o ministro Marco Antônio Raupp revelou que cerca de R$110 milhões serão investidos ainda esse ano por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com as Faps. De acordo com a presidência da Fapepi, a declaração do ministro amplia a possibilidade de abertura de editais de programas como: PPP, Pronex e Pronem.
Além de todas essas boas notícias, a presidente Bárbara Melo trouxe do evento uma especial à comunidade científica e acadêmica piauiense.
“O ministro anunciou a visita dele ao Piauí. Assim há uma possibilidade real de até o final do segundo semestre nós recebermos o ministro Marcos Antônio Raupp para discutir ciência e tecnologia considerando as singularidades do nosso Estado”, finalizou Bárbara Melo.